qual o melhor horário para jogar fortune tiger hoje Opinião - Samuel Pessôa: O incômodo da inflação
O presidente Lula tem demonstrado incômodo com a inflação, principalmente a inflação de alimentos. De fatoqual o melhor horário para jogar fortune tiger hoje, no ano passado a inflação de alimentos fechou em 8,2%, para uma inflação total de 4,8%. Dois fatores principais contribuíram para a inflação de alimentos: a safra, que foi pior do que a de 2022, e, principalmente, o câmbio, que em 2023 desvalorizou-se incríveis 27%. O encarecimento foi principalmente das carnes. A inflação dos diversos cortes de carne bovina foi de aproximadamente 20% em 2024.
Desde a pandemia houve um forte descolamento da inflação de alimentos sobre o índice cheio. A inflação de alimentos acumulada de 2019 até 2025 rodou 29 pontos percentuais acima da inflação total. Foi esse deslocamento que dificultou a reeleição para Biden e derrotou Bolsonaro em 2022.

Para 2024, a safra será melhor, o que contribuirá para reduzir a inflação de alimentos, mas há ainda repasse da desvalorização cambial de 2024 sobre a inflação de alimentos de 2025. Difícil sabermos o resultado líquido.
fortune tigerMas em 2025 a maior preocupação da inflação não serão os alimentos. Será a inflação de serviços. O mercado de trabalho está muito apertado. No entanto, levou tempo para que o aperto do mercado de trabalho se refletisse na inflação de serviços. O motivo é que no ano passado ainda havia um resto da reversão dos choques de preços da pandemia.
A inflação de serviços era a resultante destas duas forças: aperto do mercado de trabalho, por um lado, e reversão dos choques da pandemia, por outro lado. Em 2025, como já foi o caso no quarto trimestre de 2024, não teremos mais o efeito favorável da reversão de choques da pandemia.
Se olharmos a inflação acumulada em 12 meses de todos os serviços, não parece haver grandes problemas: segundo a prévia da inflação de janeiro de 2025, o IPCA-15, divulgado na sexta-feira (24), temos 5,45%, ante 5,62% para os 12 meses terminados em janeiro de 2024. Para o índice cheio de serviços, a reversão dos choques, em 2024, ainda prevaleceu sobre o impacto do aquecimento do mercado de trabalho.
No entanto, para o núcleo dos serviços que melhor sinaliza a inflação em prazos mais longos, conhecido por serviços subjacentes, temos, respectivamente, 5,95%, nos 12 meses terminados em janeiro de 2025, ante 4,91% para os 12 meses terminados em janeiro de 2024. Quando olhamos os três meses terminados em janeiro de 2025, o índice de serviços subjacentes roda a 8,80%. Nos três meses terminados em janeiro de 2024, rodou a 5,27%. Uma elevação de 3,53 pontos percentuais!
Para os serviços intensivos em trabalho, o IPCA-15 de janeiro de 2025 acumulado em 12 meses fechou a 5,68%, acima dos 5,34% de janeiro de 2024. Mas, para o trimestre terminado em janeiro de 2025, temos 7% em comparação a 5,12% do trimestre terminado em janeiro de 2024.
O mercado de trabalho mais apertado está dando o ar de sua graça. Não será possível estabilizar a inflação sem que o crescimento econômico desacelere e que a taxa de desemprego se eleve em direção à taxa natural, que roda em torno de 7,5%.
Talvez o momento mais desconfortável para um analista econômico seja reconhecer que uma taxa de desemprego muito baixa é um sinal de desequilíbrio e de excesso de demanda sobre a oferta de uma economia.
No entanto, se o presidente Lula tentar neutralizar o efeito da política econômica que produzirá uma desaceleração em 2025, colherá mais desvalorização do câmbio e encarecimento dos alimentos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login

Leia tudo sobre o tema e siga:
economia inflação juros Lula PIB PT sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2025/01/o-incomodo-da-inflacao.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
Relacionadas

Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Baixe o app ZA9BET Esportes - ZA9BET, App de Apostas n° 1

Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista


Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável


Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online


Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas


Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Espaços históricos de SP enfrentam crise, especulação e até incêndio e ressurgem modernizadosGrupos empresariais assumem operação e reforma de estabelecimentos que ajudam a atrair público para o centro
24.jan.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aniversário de 471 anos de SP tem museu grátis e festival de gastronomiaProgramação também contempla jantar a bordo de ônibus turístico, mostra sobre Adoniran Barbosa e feira de artesanato
23.jan.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Caso Rubens Paiva aguarda desde 2014 decisão do STF sobre punição a militaresMPF defende responsabilização de agentes do Estado que cometeram crimes na ditadura e propõe revisão da anistia
24.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Viva uma experiência única de Blackjack & Roleta ao Vivo nas mesas exclusivas daZA9BET! Mais de 4.000 slots, roleta ao vivo e blackjack te esperam naZA9BET! Registre-se agora. Operador Autorizado. Melhor plataforma - EGR. Transação Rápida e Segura. 100% Seguro. A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok