qual o jogo do tigrinho que ganha dinheiro Opinião - Cozinha Bruta: Uma banana não é um ovo
Chato dizer o óbvio, mas banana não é ovo. Se você leu a reportagem da Folha que propõe a substituição em receitas dos ovos (pois caros) por ingredientes veganosqual o jogo do tigrinho que ganha dinheiro, por favor medite. Talvez seja melhor comer algo totalmente diferente.
Não é implicância particular minha com o texto em questão, é um incômodo com um cacoete empregado por toda a imprensa, no Brasil e fora daqui. Sempre que o preço de algum alimento sobe além do razoável, surgem matérias propondo a substituição por algo mais barato.
É um serviço válido, desde que faça sentido e funcione. Nem sempre é o caso.

Você pode trocar óleo de girassol por óleo de soja. Azeite por manteiga, a depender da receita. Não dá para substituir tomate por morango —algo que meu pai, analfabeto culinário, uma vez quis fazer.
Banana no lugar de ovo só tem algum cabimento se você for vegano e, ainda assim, em limitadíssimas preparações. A economia da troca, se existente, é irrisória.
A substituição de ingredientes se dá por três razões: quando a pessoa não pode (ou não quer) comer determinada coisa, quando a coisa fica cara demais e quando é impossível adquirir a coisa.
Na primeira situação, estão todas as alergias, intolerâncias, doutrinas alimentares e idiossincrasias à mesa. Um celíaco come macarrão de milho com plena ciência de que não é tão bom quanto o de trigo, mas não há nada que ele possa fazer a respeito disso.
No segundo caso, em que se encaixa o ovo, cabe avaliar o objetivo da substituição. Às vezes dá para improvisar a alternativa nas mesmas receitas, outras vezes não dá.
Peguemos o filé-mignon de boi, algo que sempre foi caro. Se a receita for bife grelhado, dá para usar lombo de porco. Mas não músculo. Faça o músculo ensopado na pressão. Ou coma um ovo frito —ainda é a proteína animal mais barata que temos.
jogar fortune tiger demoFinalmente, há as situações em que certos alimentos estão indisponíveis. É algo bem comum para quem tenta reproduzir receitas estrangeiras.
Aqui são raríssimos determinados vegetais: ruibarbo, pastinaca, alcachofra-de-jerusalém. O problema se repete com produtos lácteos, como muitos queijos, leitelho e creme azedo. Você tem as opções de desistir da receita, omitir o ingrediente, improvisar com outra coisa ou tentar reproduzir em casa uma receita industrial.
A receita a seguir vai nessa última opção. Com apenas quatro elementos —nata, iogurte, vinagre e alguma paciência—, você faz creme azedo em casa. Outros quatro ingredientes, e você tem o molho delícia daquela batatinha gringa.
Depósitos relâmpagos via pix | Deposite, divirta-se e saqueRendimento 500 gramas Tempo de preparo 26 horas
Ingredientes Creme azedo 300 g de nata (45% de gordura) 170 g de iogurte natural 1 colher (sopa) de vinagre branco Batatinha 470 g de creme azedo 2 colheres (sopa) de cebola em pó 1 colher (chá) de sal Cebolinha francesa picada, a gosto 1 pacote de batata chips
Preparo Misture, num pote de vidro, a nata, o iogurte e o vinagre. Tampe com papel-toalha ou pano preso com um elástico. Deixe fermentar por 24 horas, em temperatura ambiente No dia seguinte, ponha a tampa no pote e deixe o creme azedo na geladeira por pelo menos 2 horas. Misture cebola em pó, sal e cebolinha francesa. Coma com batata chips ou torradinhas
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
fortunetigerbenefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Identidade da empresa verificada—São 75GB uso livre + 75GB pra curtir redes sociais e seus streamings favoritos. Aproveite.Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/cozinha-bruta/2025/03/uma-banana-nao-e-um-ovo.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
jogo tigrinhoassine ou faça login
Hugo pega pênalti, Corinthians segura Palmeiras e conquista seu 31º PaulistaDepois de vencer o jogo de ida na casa do rival, time alvinegro empata em casa e leva o troféu
27.mar.2025 às 23h47
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
039;Nem nos meus melhores sonhos039;, diz Hugo Souza, herói da finalGoleiro conquistou primeiro título pelo alvinegro desde que chegou ao clube, em julho de 2024
jogo tigrinho 28.mar.2025 à 0h51
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Tamanho de penas e crime duplicado devem marcar divergências no STF em julgamento de BolsonaroQuestões pinceladas por Fux na análise da denúncia devem voltar a aparecer quando corte julgar ação penal, dizem especialistas
27.mar.2025 às 23h00 jogar tigreCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok