Informação quente
  • grupo de horario fortune tiger Opinião - Djamila Ribeiro: O silêncio que envergonha e a indignação que nos move
  • beta jogo de aposta Livro oferece dicionário sobre evangélicos e explica expressões como 'tá amarrado'
  • desenho tigre Câmara de SP inicia ano legislativo com debate sobre acabar com sessões remotas
jogo do tigre aposta

grupo de horario fortune tiger Opinião - Djamila Ribeiro: O silêncio que envergonha e a indignação que nos move

data de lançamento:2025-02-26 09:00    tempo visitado:151

Há momentos em que o silêncio não é apenas omissão, mas cumplicidade. E o que aconteceu com Milton Nascimento, nosso Bituca, na cerimônia de premiação do Grammy é um desses momentos que exigem de nós mais do que um suspiro de indignação. Porque o que foi feito não foi apenas um desrespeito inominável a ele; foi um ataque à culturagrupo de horario fortune tiger, à história e à dignidade de um povo que o tem como um de seus maiores tesouros.

tigre jogo

Milton Nascimento, o homem que atravessou o hemisfério para estar presente na cerimônia, foi tratado como um estranho no lugar que deveria ser seu por direito. Aos 82 anos, lendário e com uma carreira que atravessa décadas, Bituca não teve reservado um assento na área dos artistas e convidados.

tigre jogo

E o detalhe é que ele já recebeu esse prêmio no passado e era um dos indicados na categoria de Melhor Álbum de Jazz Vocal. Enquanto isso, sua parceira de álbum, Esperanza Spalding, uma talentosa cantora de 40 anos, estava lá, confortavelmente acomodada. Não se trata de diminuir o brilho de Esperanza, mas de questionar como um ícone como Milton foi reduzido à invisibilidade em um evento que deveria honrar sua contribuição à música mundial.

tigrinho jogo

Esperanza levou uma placa com o rosto de Bituca e fez uma postagem na sua rede social lamentando sua ausência. Para uma estadunidense, um gesto único de solidariedade, uma vez que a comunidade negra do país se calou, mostrando, mais uma vez, a falta de solidariedade completa conosco, negros do Sul.

Contudo, se Esperanza tivesse sua educação de comportamento nas comunidades de terreiro saberia com a maior naturalidade que, se não há cadeira para o mais velho, não há cadeira para ninguém. Mas é isso, sou da América do Sul, eu sei, vocês não vão saber.

Esse desrespeito grotesco da organização roubou de Milton a chance de assistir à homenagem ao seu amigo Quincy Jones, com quem trabalhou por décadas e que recentemente nos deixou. Jones, inclusive, participa do documentário sobre a vida de Milton. Ambos foram mais do que colaboradores, foram companheiros íntimos de jornadas artísticas, amigos. Para Quincy Jones, Milton é uma das mais brilhantes estrelas do mundo e não é difícil vislumbrar que, onde quer que esteja, não gostou nem um pouco da forma como trataram seu querido irmão.

Ilustração com fundo amarelo, retratando Milton Nascimento. Ele é um homem negro, com tranças que chegam até os ombros, usa uma boina marrom clara e uma camisa azul. Ao redor dele, flores e folhas decoram a imagem. Aline Bispo/Folhapress

Bituca é o homem que compôs hinos de resistência durante a ditadura militar, que cantou a esperança nos corações dos estudantes e que escreveu "Maria, Maria", um hino para as mulheres negras brasileiras. No último show da sua turnê de despedida, Nascimento levou mais de 60 mil pessoas ao estádio do Mineirão.

Encontro de várias gerações para celebrar a magnitude de um dos maiores artistas da história. Dedicou sua apresentação à amiga Gal Costa, falecida dias antes. Esse é o Bituca, um homem que, mesmo diante de sua glória, é generoso e partilha o momento com quem ama.

Foi ele que, quando a ditadura engrossa e mata o jovem Edson Luís, fez um hino que moveu milhares de pessoas em uma das mais impactantes marchas fúnebres do país. Quando este país clamou por diretas, foi de Bituca a voz da esperança. Ele cantou a amizade, o amor e a rebeldia. Colocou sorrisos no rosto de Elis Regina a Clementina de Jesus, de Mercedes Sosa a Sarah Vaughan. Fez do Clube da Esquina uma das esquinas mais famosas do mundo.

Milton Nascimento chorou lágrimas do apartheid sul-africano, caminhou com os povos indígenas, preparou canções de Drummond para que "as mães se reconhecessem e para acordar os homens". É hora de acordarmos dessa necessidade colonial de tratar artistas estadunidenses como deuses e reconhecer os verdadeiros gigantes.

Dito isso, ao passo que a classe artística norte-americana ignora esse desrespeito, fico na torcida pela minha colega de jornal Fernanda Torres. Que ela possa ganhar o Oscar e, em seu discurso, possa vingar o povo brasileiro, enaltecendo e homenageando Bituca perante a audiência que se faz de desentendida.

No mais, o documentário sobre sua vida estreia no dia 20 de março nos cinemas de todo o Brasil e ele será o grande homenageado da Portela neste Carnaval. Quem manchou sua história foi o Grammy, e se nós brasileiros tivéssemos maior autoestima deixaríamos de prestigiar essa premiação.

Milton Nascimento é eterno e seguirá sempre reconhecido à altura do que merece. Viva Bituca!

Todas fortune tiger Hanbet Melhor Casa de Aposta - Cashback em Slots de até 12%

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Blocos de Carnaval Carnaval 2025 cinema Desfile de Carnaval Desfile de Carnaval RJ Escolas de samba Grammy Hollywood Marquês de Sapucaí Milton Nascimento MPB Música Oscar 2025 Portela sua assinatura pode valer ainda mais Aproveite o Jogo Do Seu Jeito — Não perca sua oferta exclusiva da SportingBet. Crédito bônus e melhor rollover do Brasil. O melhor das competições brasileiras e mundiais esperam por você só na Sportingbet! SportingBet é Confiável. Regulamentado. Seguro. Protegido. 24/7. Tipos: Esportes, Ao vivo. sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2025/02/o-silencio-que-envergonha-e-a-indignacao-que-nos-move.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email notícias da folha no seu email Relacionadas Dizzy Gillespie e a música brasileira A polícia do Jerônimo A morte segue dançando ao som dos toques encantados

Com 20 anos de tradição, Unicid segue na vanguarda da formação médica

Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética

Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova

Imposto de Renda é decisivo na hora de optar entre PGBL ou VGBL; entenda das diferenças

Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes

Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde

Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa

Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista

Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável

Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online

Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas

Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas

parar Mais lidas em Colunistas Ver todas Mônica BergamoCarolina Dieckmann surge em 1ª foto como Leila de apos;Vale Tudoapos;, papel que foi de Cássia Kiss Mônica BergamoBolsonaro diz que vai permitir base militar dos EUA na tríplice fronteira e sair do Brics caso volte a governar Vinicius Torres FreireO famoso Gusttavo Lima e o desconhecido candidato a Lula 4 Hélio SchwartsmanEsquerda erra ao bater na globalização Mônica BergamoEx-assessor de Dilma volta ao Brasil para assumir comunicação da GAC Motors últimas notícias PF irrita Kassio e Congresso ao tentar concentrar com Dino investigações sobre emendas Polícia Federal Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos jogos tigre

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PF irrita Kassio e Congresso ao tentar concentrar com Dino investigações sobre emendas

Investigação em sigilo gera acusações nos bastidores e receio de acúmulo de poderes com ministro indicado por Lula

7.fev.2025 à 0h02 Órgão federal tem ao menos 800 bens tombados à espera de reformas e prioriza decisões judiciais Salvador Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Órgão federal tem ao menos 800 bens tombados à espera de reformas e prioriza decisões judiciais

Após desabamento em igreja em Salvador, que matou uma pessoa, proprietários alertam Iphan sobre riscos em outros imóveis

6.fev.2025 às 23h00 Após questionamento de Lula, setor nega que biocombustíveis afetem preço da comida Energia Limpa Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Após questionamento de Lula, setor nega que biocombustíveis afetem preço da comida

Presidente disse na semana passada que chamaria empresários para conversar

jogo do tigre 6.fev.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorgrupo de horario fortune tiger, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Planeta em Transe Maratonar Mova-se Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Notícias do dia Painel Painel S.A. Mônica Bergamo Tudo a Ler Folha Carreiras China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok

Anterior:beta jogo de aposta Livro oferece dicionário sobre evangélicos e explica expressões como 'tá amarrado'
Próximo:não sobrou nenhum